CURIOSIDADES SOBRE O ESPERANTO
Na realidade, existem muitos fatos interessantes sobre o esperanto, já que ela é uma língua viva e utilizada no cotidiano de muitas pessoas.
Simpatizantes famosos
Leon Tolstoi, escritor russo
“Vi muitas vezes como os homens se relacionam rancorosamente graças somente à impossibilidade material de compreensão recíproca. O aprendizado do esperanto e sua divulgação são sem dúvida ações cristãs, as quais ajudam na criação do Reino de Deus, que é o objetivo principal e único da vida humana.”
Rabindranath Tagore, poeta indiano
Ele é também ganhador do prêmio Nobel de Literatura de 1913.
“O esperanto é um grande investimento de favoráveis perspectivas.”
Antoine Meillet, lingüista francês
“A possibilidade de instituir uma língua fácil de aprender e o fato de que tal língua é utilizável estão demonstrados na prática. Toda a discussão é vã: o esperanto funcionou.”
Jules Verne, escritor
Este era um escritor visionário de ficção científica, à frente de seu tempo.
“O esperanto é uma língua simples, flexível e harmoniosa, útil tanto para uma prosa elegante como para inspirados poemas. É capaz de expressar todos os pensamentos e os mais delicados sentimentos da alma. É a língua internacional ideal.”
Baden-Powell, fundador do Escotismo
“Igualmente, se o escoteiro desejar usar uma língua secreta na sua patrulha, todos os seus membros devem iniciar o estudo do esperanto. Ela não é difícil e é ensinada em um pequeno livro, que custa um pence. Esta língua está sendo usada em todos os países, de forma que você poderá aproveitá-la no exterior.” 1)
J. R. R. Tolkien, escritor
É o famoso escritor da trilogia “O Senhor dos Anéis”.
“Meu conselho a todos que dispõem de tempo ou inclinação a se ocuparem com o movimento por uma língua internacional, seria: 'Apóiem lealmente o esperanto'.”
Reinhard Selten, cientista alemão
Ele foi o ganhador do prêmio Nobel de Economia de 1994 (pela Teoria dos Jogos).
“Aprender esperanto talvez não ajude nisso (ganhar um Nobel), mas em geral faz evoluir a vida intelectual de uma pessoa. O esperanto aprendido na juventude traz grande vantagem para o aprendizado de outras línguas.”
Umberto Eco, escritor
Este é um famoso escritor italiano contemporâneo, autor do aclamado “O Nome da Rosa”, dentre outros.
“Em minhas freqüentes viagens a muitos países, principalmente à França e à Alemanha, tenho ouvido constantemente queixas de que a língua inglesa, tendo-se hipertrofiado no nível de língua internacional, constitui-se num perigo de natureza imperialista para as línguas nacionais, as quais vão perdendo terreno diante dela. Então digo-lhes: a solução é simples. Comecem a ensinar o esperanto a seus filhos e o perigo desaparecerá.”
FONTE: http://esperanto-rn.org.br
Muitas pessoas inteligentes têm apoiado e utilizado o esperanto nestes 125 anos. Após a própria Unesco passar a recomendá-lo aos povos, chegamos a um momento histórico em que iniciativas governamentais começam a aparecer. Inserido aqui e ali como componente curricular, em pouco tempo veremos uma só língua ser utilizada na comunicação com qualquer estrangeiro. Estará instaurado o "bilinguismo suficiente" e a possibilidade de comunicação verbal direta irrestrita, para toda a humanidade.
ResponderExcluir