O Esperanto e a Criança


O Esperanto é ensinado para crianças no Brasil em instituições como a Fazenda Escola Bona Espero, em Alto Paraíso - GO, a Escola Lázaro Luiz Zamenhof, em Brazlândia - DF, a Escola Nossa Senhora das Graças, na cidade de São Paulo. Nesta última, o ensino do Esperanto para crianças faz parte de projeto de pesquisa científica promovido pelo Grupo de Cibernética Pedagógica da Escola de Comunicações e Artes – ECA da Universidade de São Paulo - USP. Existem também outras experiências de divulgação entre crianças e jovens muito interessantes como a participação em feiras culturais nas escolas. Em agosto do ano passado o Grupo de Cibernética Pedagógica da ECA/USP, promoveu apresentação do excelente documentário “Esperanto – Respeito em Todas as Línguas” do Jornalista Eduardo Garcês ( edugviana@yahoo.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ) e exposição de livros em Esperanto na feira cultural da Escola Nossa Senhora das Graças, cujo tema foi “Cultura dos Países do Mundo”. Pais e familiares dos alunos prestigiaram a as apresentações contínuas do documentário mas, foram as crianças que, curiosas, compareceram em maior número.


Uma experiência interessante de divulgação entre crianças acontece já há alguns anos em um acampamento de férias: o Acampamento Gato do Mato, dirigido pelo Prof. Pedro Cavalheiro e sua esposa Profª. Sonia Setembro Cavalheiro. Em janeiro deste ano, na temporada de verão, as 56 crianças presentes se divertiram e conheceram um pouco do Esperanto.

Entre as muitas brincadeiras do acampamento, tradicionalmente acontece uma que diverte e divulga a língua transnacional: é o “Detetive”. Pelo sítio são espalhadas pistas. Cada pista decifrada leva à pista seguinte e assim consecutivamente até que uma equipe desvende o mistério que as pistas revelam. O sítio é transformado em protótipo da Terra. Assim, ao chegar à nova pista a criança encontra um monitor do acampamento caracterizado com roupas de um país de um continente. Todos os continentes estão representados. As crianças recebem um mapa mundi que indica a relação entre os lugares do sítio e os países representados na brincadeira. O monitor caracterizado pede tarefas que, uma vez cumpridas, dão o direito à pista seguinte. Tudo isso seria até simples se as pistas não estivessem todas em Esperanto. Para decifrá-las, as crianças dispõem de dicionários e dois consultores (na brincadeira “os sábios”) para ajudar na tarefa.

Resumindo, os acampantes precisam traduzir cada pista, decifrá-las para descobrir onde está a pista seguinte, ir até ela, cumprir as tarefas pedidas pelo “representante do país” (monitor) para conseguir a pista seguinte, que também está em Esperanto. Depois de traduzirem todas as pistas as crianças precisam interpretá-las em conjunto para finalmente decifrar o grande enigma. Ganha o “Detetive” a equipe que decifrar o grande enigma primeiro.

Antes de começar a brincadeira, todos os acampantes reunidos no salão, ouvem uma explanação de 10 minutos sobre o que é o Esperanto e sua importância para o mundo. É por causa dessa importância que o cenário para essa brincadeira não poderia ser outro: nosso planeta.

No final da brincadeira muitas crianças procuram espontaneamente livros propositalmente deixados sobre as mesas e fazem muitas perguntas. As pistas são escritas de forma didática para facilitar a busca nos dicionários: os afixos e terminações são escritos com tipologia diferenciada dos radicais das palavras.

Antes de consultarem os radicais das palavras nos dicionários as crianças ouvem dos “sábios” explicações rápidas sobre o significado desses afixos e terminações.

Assim de maneira leve e divertida apresentamos o Esperanto para nossas crianças.

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Fonte:http://www.esperanto.org.br
Profª Sonia Setembro Cavalheiro
diretora do Acampamento Gato do Mato e
professora do Projeto do Grupo de Cibernética Pedagógica da ECA/USP
na Escola Nossa Senhora das Graças.

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