Libertar

Cada um vive preso na sua versão de liberdade. Existem os caminhos que podem te levar ao ostracismo ou a glória, a redenção ou ao fracasso. Resta saber que decisões serão as certas para ir no sentido correto e não arrepender-se depois daquilo que já não tem mais jeito. Onde encontrar uma liberdade real?

Nossa cabeça trabalha tanto para certos tipos de sentimentos alheios, que ela esquece de si mesma. É tanta dedicação pela família, amigos, parceiro, colegas de trabalho, que no fim quem deveria mesmo ter tido toda a atenção não teve, que é você. É cada vez mais difícil se desvincilhar de amarras tão pesadas e apertadas impostas por alguém que não conhece você. Mas que amarras são estas? A vida social nos cobra cada vez mais cedo que sejamos perfeitos, que tenhamos o melhor corpo, uma mente sempre feliz, o humor em dia, dinheiro para comprar os itens da moda. E se não tivermos a fim de ser ou ter tudo isso que nos é cobrado? Somos excluídos, vistos como “alienígenas sociais”. 

Divergir do pensamento da maioria é praticamente proibido, quase uma afronta a tal sociedade perfeita e sem pecados. Precisa-se ter muito discernimento e força para não cair nessa cama de gato e se perder do seu eu. Há pouco tempo quem gritava por igualdade e liberdade era taxado como louco e poucos tinham coragem de bater de frente com a força que o padrão tinha, aliás, ainda tem. A verdadeira caça as bruxas, mas que aos poucos as ideias foram ganhando robustez e mais adeptos. Isto em diversos campos da sociedade, principalmente das minorias esquecidas e enxotadas. Hoje podemos dizer que somos ouvidos, não da forma ideal, mas somos. Porém muita coisa precisa evoluir ainda.

“Somos a semente, ato, mente, voz”, como dizia Elis Regina. A autonomia de sentir-se bem fora do padrão aceito, de não ter medo de fracassar. Ser quem você realmente deseja ser, tomar suas decisões sem medo do que o outro vai pensar, até porquê as consequências são suas. Ser fora da caixinha é tão bom, por quê somos julgados por isso? Ser feliz é sentir-se livre e poder caminhar sem correntes sociais e entender que tudo se resume em liberdade.

Autor: Kabuki

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Besteirol: A Paz e o Passarinho

Tenho medo de mim mesmo

Receber menos do que se merece: vale a pena?