Amazônia: a Máquina da Chuva


Amazônia, maior floresta tropical do mundo.Um mar de beleza e cultura. Grande responsável por tornar o Brasil um país tão cobiçado. Mas será que temos consciência disso? Será que damo-a a atenção merecida?
Desde a época que Chico Mendes tentou salvar a nossa grande floresta, ela é devastada. Primeiro pelos seringalistas, depois pelos madeireiros e agora pelos donos de boa parte daquela terra.

O governo parece impotente diante disso. Sempre diz-se que o Ibama faz a fiscalização, mas o que ocorre é o desrespeito a estes. As autoridades aplicam leis e leis, que nem sempre são respeitadas, e mesmo com tantas multas o desmatamento não autorizado é um fato vivo na nossa floresta. Para se ter noção, na Amazônia todos os dias são devastados hectares equivalentes a vários campos de futebol.

A ideia de aumentar a fiscalização é ótima, mas muito distante de uma solução concreta. Aplicar leis é outro exemplo, mas quem aplicaria essas leis? Será que as autoridades são capazes de colocar um segurança para cada árvore no meio da mata? Pois,acho eu, ser essa a única solução se continuarem usando essa meta de trabalho. Os fazendeiros poderiam ser os grandes aliados nessa transformação da floresta,de uma terra sem lei, para um local de grande aproveitamento nacional, já que essa máquina da chuva é uma grande fonte de vida,economia e trabalho, para tantas localidades do país.

A Amazônia é o "pulmão do mundo", e com certeza o coração do Brasil, e é dever nosso protegê-la. Pode ser com projetos, com aplicação de leis, seja o que for. O necessário é salvar o que é nosso por direito e assegurar o futuro da sustentabilidade do meio ambiente.


Autor: Bruno Kabuki

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Besteirol: A Paz e o Passarinho

Receber menos do que se merece: vale a pena?

Tenho medo de mim mesmo