Depoimento sobre o Projeto: " Língua, Cultura e Arte"

Participo deste de 2006 do projeto “Língua, Cultura e Arte” onde era monitor de língua portuguesa na turma do 1º Ano-B do ensino médio. Com essa formação eu tive a oportunidade de aprender sobre o trabalho em grupo, liderança e o prazer de conhecer a leitura.

As aulas tiravam de nós um esforço sem tamanho. Tínhamos que pensar e realmente criar. Com o eneagrama e as apresentações sobre livros diversos, aprendíamos o valor de nos conhecermos e da nossa língua portuguesa. Tanto que com o grupo de leitura, nos revezávamos lendo de 30 à 40 livros em 1 mês coisa que jamais imaginaria fazer.

A leitura que trouxe um grande desenvolvimento intelectual, e hoje posso dizer que leio por prazer e não mais como uma obrigação ditada pelos professores como forma de castigo.

Continuei monitor de língua portuguesa até o fim de 2007. Já no 2º Ano do ensino médio o projeto saiu da sala de aula convencional e foi para o laboratório de informática onde também me tornei monitor. A experiência obtida dentro do laboratório foi sem tamanho, lá descobri minha face “professor” e ganhei mais responsabilidades, depositadas pela coordenadora Iraneide Lopes.

Dentre os vários subprojetos realizados dentro da sala de informática se destacaram os que tinham participação dos professores e dos pais dos alunos.

Foi dentro do laboratório que demos também um novo passo nos projetos, com a formação do Grupo Miozoto em interação com Associação Cearense de Esperanto.

O Grupo Miozoto foi mais um meio em quem tínhamos para por em prática os ensinamentos que a leitura nos trazia. E hoje o grupo com quase dois anos de formação se tornou referência no sentido de que a leitura é o único caminho para o sucesso.

Em 2008 fiz o Enem( Exame Nacional do Ensino Médio), consegui uma nota satisfatória e subsequentemente ganhei uma bolsa de estudos pelo Prouni onde hoje faço administração de empresas na Faece. E se tenho dar o mérito a alguém por essa conquista não é simplesmente a mim, e sim a todos os projetos que participei. Eles me deram a noção de como conseguir chegar dentro de uma universidade e ter hoje a visão de que o futuro é algo maravilhoso.

Já até me imagino daqui a 10 anos, aproveitando e repassando tudo que me foi ensinado para que muitos outros possam descobrir o quão é importante nossa língua, nossa cultura e arte.


Autor: Bruno Kabuki

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Besteirol: A Paz e o Passarinho

Receber menos do que se merece: vale a pena?

Tenho medo de mim mesmo