Treze de Maio



Treze de maio representa inúmeras datas, homenagens e comemorações no Brasil e no mundo. Representação de dias que hoje se mostram gloriosos e de grande importância para esse futuro que calcamos a séculos. Buscando nele sempre a liberdade!

Treze de Maio de liberdade! Essa data celebra o dia de maior importância para um povo que tanto fez, quanto sofreu pelo Brasil. Se hoje temos a capoeira, a feijoada, inúmeras construções colossais devemos a eles, ou melhor, a nós, já que também sou negro. Nestes momentos me lembro do que seria deste país sem o dia treze de maio. Uma princesa com enorme nome, porém mais conhecida como Isabel, assinara neste dia o documento que abolia a escravatura do país, dando a milhões de escravos a liberdade à séculos reclamada. Essa data é um sinônimo de liberdade e conquista da perda de tanto tempo em um serviço ao qual não era o nosso.

Trabalhar agora era um esforço remunerado. Trabalhava de graça ou a força quem queria, ou muitas vezes, quem não conseguia repelir o assombro que a escravidão assumia ainda. Brancos, negros, asiáticos, alemães, italianos, todos agora eram um só. Sem nenhum tipo de descriminação e distinção por sua cor. ( ?????????) Anos se passaram, pessoas nasceram, morreram e tudo isso não existe ainda.

A libertação dos negros em 1888 foi um avanço para o Brasil, apesar de ter sido um dos últimos países do mundo a abolir tais atos de desumanidade. Deste marco em diante muita coisa não mudou. Nosso país demorou a aceitar a liberdade do povo negro e dessa forma demorando mais e mais para o dia de tirar as correntes que os tanto machucavam.

2011. Tecnologia. Avanços na ciência e cada vez mais ideais de ajuda humanitária em todos os sentidos. Mas apesar de tudo pergunta-se, em que lugar no mundo não existe descriminação? Este é um paradigma cultural e social, só a partir da quebra do mesmo poderemos gritar sem mentiras e medo o quão gratificante é possuir um treze de maio em nossa história. Enquanto esse assombro existir, liberdade será apenas distinguido na tinta no documento da lei Áurea. Sem a participação não só do povo brasileiro, mas em âmbito mundial, as consequências não serão mais avaliadas e aquilo que deveria ter sido feito ontem, não poderá mais ser refeito. Consciência é a palavra que inspira a construção do nosso novo paradigma: Até que ponto amamos e respeitamos um ao outro sem preconceitos?












Autor: BK

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Besteirol: A Paz e o Passarinho

Receber menos do que se merece: vale a pena?

Tenho medo de mim mesmo