INCLUSÃO DIGITAL NA ESCOLA - UM GRANDE PASSO PARA O CONHECIMENTO



A informação é a matéria- prima do conhecimento. É o primeiro passo para compreender o mundo, para criar novas relações. É uma ferramenta em que a recebemos em estado bruto como um maravilhoso diamante e aos poucos o lapidamos, damos forma e finalmente podemos apreciá- lo. E quem seria o ourives da era digital na escola? Somos todos nós, alunos e professores, os responsáveis, tornando a tecnologia em mais do que mágica.

Sempre buscando um impacto, mas esse não dependendo da tecnologia em si, mas do que é feito com ela, sendo possível o acesso ao conhecimento, e esse também se amplia quando desenvolvemos um novo olhar. Informação é conhecimento cultural, social e pessoal.

E qual seria o objetivo do laboratório de informática na escola? Principalmente, é mostrar aos alunos muitas ferramentas essenciais para o uso do computador na instituição de ensino, a fim de facilitar muitas de suas atividades do dia-a-dia além de possibilitar a ampliação de seus horizontes de conhecimento e comunicação.

Um grande passo e recurso que tem tudo para auxiliar a educação no salto a uma nova perspectiva do aprender como construção pessoal é o blogger. Ele é inovador e contagiante que permite transformar um trabalho escolar comum em uma produção criativa e interessante.

O laboratório tem contribuido para incentivar e criar expectativas no aluno e professor. O computador em rede, a internet, não são apenas recursos, mas meios de comunicação fundamentais para estabelecer pontes entre a escola e a vida, abrindo as paredes para o mundo e trazendo questões existenciais para o centro do processo de ensino-aprendizagem.
A expressão tecnologia da informação na escola engloba os recursos que revolucionam a comunicação entre as pessoas, tornam o fluxo de conhecimento mais rápido e acessível.

O melhor é quando os conhecimentos técnicos e pedagógicos crescem juntos, simultaneamente, um demandando novas idéias do outro. O domínio das técnicas acontece por necessidades e exigências do pedagógico e as novas possibilidades técnicas criam novas aberturas para o pedagógico, constituindo um verdadeiro espiral ascendente a sua complexidade técnica e pedagógica” (Valente b, 1999, p..22)

Autor: Bruno Kabuki

Texto escrito em 2008 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Besteirol: A Paz e o Passarinho

Tenho medo de mim mesmo

Sanar a Saudade