Aproximação à Marte
Prof. Renato Las Casas (28/07/03)
A trajetória da Terra em torno do Sol é quase circular (diferença de 2% entre a maior e menor distância ao Sol) com um raio médio de 149.600.000 Km. A trajetória de Marte tem um raio médio de 227.900.000 Km e não se aproxima tanto de uma circunferência como a trajetória da Terra (diferença de 9% entre a maior e menor distância de Marte ao Sol). Essas trajetórias acontecem em planos quase coincidentes (inclinação entre esses planos: 1,8o).
O tempo que a Terra gasta para dar uma volta completa em torno do Sol chamamos de ano. Marte gasta quase dois anos terrestres para completar o seu giro em torno do Sol. Devido a isso, aproximadamente de 26 em 26 meses temos aquilo que chamamos de oposição de Marte (Sol, Terra e Marte, nessa ordem, quase ao longo de uma mesma reta). Quando temos uma oposição de Marte, temos uma aproximação entre esse astro e o nosso planeta.
Se as órbitas da Terra e desse nosso vizinho fossem circunferências perfeitas centradas no Sol e além disso se desenvolvessem em um mesmo plano, em toda oposição marciana teríamos uma mesma distância Terra - Marte. A menor distância entre essas orbitas, entretanto, acontece em um ponto bem próximo do perihélio de Marte (perihélio = ponto da órbita mais próximo ao Sol). Não acontece exatamente no perihélio marciano devido à pequena inclinação entre os planos dessas órbitas.
Comentários
Postar um comentário