TPM: transporte público municipal


Sãos poucos os que nunca tiveram que enfrentar um ônibus lotado em plena seis horas da tarde. Não sabem eles o caos que se tornou o sistema e os problemas que muitas pessoas sofrem: TPM(transporte público municipal).

Muitas pessoas me perguntam se tenho saudades da extinta e conhecida linha Av. Paranjana 1 e 2 e sempre respondo com toda certeza: “Jamais!”. Não existe o individuo que sinta vontade da volta de um ônibus no qual se era amassado a cada viagem. Nele sentar era artigo de luxo e quando ocorria era cada bolsa arrastada na cara. Disso ninguém sente falta, mas ainda existe inúmeras loinhas que continuam como grandes latas de sardinha. Daí nos perguntamos para onde vai o dinheiro da alta passagem que se paga.

No próximo dia 06, a ETUFOR(Empresa de Transporte Urbanos de Fortaleza) vai subir a passagem de ônibus em 11%, que de R$1,80 vai para R$2,00. Nisso a população fortalezense é o único a não ser beneficiado. Já que a qualidade do serviço prestado pelas empresas que fazem o transporte continua péssima e a segurança dentro do coletivos ainda é escassa. Ninguém se sente seguro a pegar um ônibus o horário que se seja, se é que consegue pegar, já que muitas vezes a demora em uma parada chega a uma hora ou mais.

Os usuários continuam na idéia de que o aumento da tarifa deveria ser feito apenas quando a qualidade do serviço melhore. As empresas sempre divulgam que irão aumentar a frota ou colocar mais câmeras de segurança dentro dos coletivos, mas elas irão inibir o assaltante de fazer o roubo? O que se ouve é que tudo continua na mesma e que as taxas de assaltos só aumentam.

O que mais revolta é que esse serviço é muito bem pago por cada passageiro e o respeito nunca foi um alvo dos donos das empresas de transporte público cearense. Quem já não sentiu a TPM que nos assola todos os dias ao ir ao trabalho ou voltar da escola ou faculdade? Esperamos apenas que a prefeitura junto a ETUFOR acordem e se mostrem mais ao lado de nós cidadãos pagantes dos impostos que os engordam e não do lado dos que só nos querem ver de frente na hora de pagar na catraca do ônibus para depois nos dar as costas.

Fonte Imagem:http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2011/01/07/noticiafortalezajornal,2086861/famosa-linha-deixa-de-existir.shtml

Autor: BK

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Besteirol: A Paz e o Passarinho

Receber menos do que se merece: vale a pena?

Tenho medo de mim mesmo