A Falta de Educação


Por onde anda os simples gestos que norteiam a sociedade? Parecem esquecidos com o passar do tempo. A Educação sequencialmente desaparece. Terá motivo para tanta falta de polidez?


Quem nunca ouviu falar de etiqueta não é verdade? Desse conjunto de cerimônias do trato social, que se deve utilizar em momentos importantes da alta seriedade. Saber como se comportar a certas situações, conhecer a melhor forma de portar a mesa e inúmeras ocasiões que a nata elitizada tanto se preocupa. Mas será isso realmente importante?


Enquanto se preocupam com assuntos relacionados a etiqueta o mundo se esquece que a educação nem sempre está conectada a isso. A inércia em relação aos mais abrangentes assuntos do cotidiano, como a fome, a miséria, a má distribuição de renda, que são problemas que assolam a população mundial é o topo da falta de educação. Pessoas que fingem não ver tais problemas cometem a maior gafe a ser feita, esquecem que ser educado é saber tratar o outro de igual para igual. Pena a coletividade nem sempre existir entre os “educados”.


Não são apenas os elitizados que cometem tais erros, os menos afortunados também. Não da mesma proporção que os de fina flor, mas de maneira grotesca e sem cuidados. Não conhecer seus próprios direitos e deveres como cidadão para em um futuro próximo não serem usados de forma humilhante é também ausência de educação. Um erro que se comete contra si mesmo. Sabemos é claro, que nem sempre é culpa dos mesmos, mas uma falta de instrução que o governo ou a própria vida omite a eles.


O que se tem feito com o lugar onde moramos e desfrutamos sem nenhum pudor talvez seja a maior falta de educação suportada. O planeta Terra sendo a cada dia mais maltratado, mais desmatado, mais sugado pelos que só buscam lucro. Setores da sociedade que não acreditam ter que se preocupar com o amanhã e sim, apenas com o hoje. E, esse hoje é a aniquilação da sua fortuna natural. Extinguir o mundo a uma terra sem educação! Esse é o caminho que o homem todo dia trilha e caminha cada vez mais. Mal sabe ele que no derradeiro passo ele encontrará o precipício que criara para seu próprio extermínio. Sem educação nada flui. Sem educação o mundo não progride.



Autor: BK

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Besteirol: A Paz e o Passarinho

Receber menos do que se merece: vale a pena?

Tenho medo de mim mesmo