Monopólio da Informação


O que é o monopólio? Pelo que me lembro das aulas de economia, é quando uma área de atuação comercial é dominada por um único sistema ou empresa. Com essa informação então, é constatado no Brasil a dominação de uma empresa no ramo da televisão?

Todos sabemos que a Rede Globo de Televisão, dirigida e presidida pela família Marinho, sendo considerada o quarto maior grupo televisivo do mundo e o maior do Brasil. E, sabemos também que ela possui uma qualidade imensa e indiscutível, porém o que faz a ser a melhor de todas?

Sem sombra de dúvida o dinheiro traz qualidade, mas nem sempre felicidade. A Rede Record do bispo Edir Macedo também dono da Igreja Universal do Reino de Deus, mesmo com os investimentos milionários em seus produtos, não decola na audiência e ainda é considerada a cópia mal feita da toda poderosa.

Outra grande emissora, o SBT, está a cada dia melhorando sua programação. Apesar disso ainda investe em programas velhos e embolorados e na contratação de apresentadores que não elevam a audiência.

O real problema dessas emissoras não está em sempre querer mais audiência, mas na vontade de derrubar uma à outra. A Globo toda poderosa finge que nunca se abala, a Record sempre copiando tudo de todos e o SBT apelando para programas polêmicos e sensacionalistas.

O público brasileiro é muito tradicional. A cada dia sempre veem as mesmas coisas, os mesmos programas, as mesmas novelas e tudo por medo de apostar no novo, sendo neste aspecto que o público sempre peca. Hoje a Globo possui um público fiel por exatamente isso, por dar uma estabilidade na sua grade de programação. Mas será que é bom sempre apostar naquilo que já conhecemos e não darmos nem a chance das outras mostrar seu potencial?

Os números do IBOPE não são o que indicam a qualidade de uma rede de televisão, mas o quanto ela ganhará em campanhas publicitárias. Quer dizer que o entretenimento televisivo hoje só se resume a lucrar mais e mais, e que nós telespectadores que se virem e gostem do que nos seja apresentado.

Não somos sacos vazios que eles podem encher com tudo aquilo que desejam. Temos sim um grande senso de qualidade e merecemos programações televisivas mais adequadas ao público que as quer. O que falta é respeito, só isso. Coisa que se perdeu entre os faturamentos inacabáveis dos canais de televisão brasileira.

Fonte Imagem: audienciasdatv.zip.net
Autor: Bruno Kabuki

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